VPR e funcionários dos OAVPR em foto de família para assinalar importância do diagnóstico precoce

Por ocasião do “Outubro Rosa”, uma campanha que simboliza a luta e combate contra o cancro da mama destinada a consciencializar a sociedade sobre a prevenção e diagnóstico precoce da doença, a Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, dedicou esta terça-feira [31.10.2023] parte da sua agenda, para uma Fotografia de Família com os funcionários dos OAVPR.

No início de Outubro, numa mensagem em que assinala a efeméride, a Vice-Presidente da República refere que o Cancro da Mama é um problema de saúde pública mundial, a doença mais comum do sexo feminino, e a segunda causa de morte de mulheres, depois das doenças cardiovasculares.

Na mensagem, Esperança da Costa sublinha que estas estatísticas, porém, podem ser reduzidas, uma vez que o índice de cura desta enfermidade está em torno dos 95%, desde que descoberta atempadamente.

A Vice-Presidente da República lembra na mensagem que a nível dos OAVPR tem sido tradição desenvolver a Campanha “Outubro Rosa”, com o fito de despertar consciências e apelar as mulheres a livrarem-se de bloqueios culturais e estereótipos instalados, encorajando-as, deste modo, a realizar um diagnóstico precoce.

“Este ano não podia ser diferente, e é com bastante honra que me junto à iniciativa. Independentemente do sexo, estado civil, nível académico e função que desempenhamos, temos a responsabilidade de sensibilizar e mobilizar não só as funcionárias dos OAVPR, mas todas as mulheres ao nosso redor sobre a importância do cuidado com a saúde e, neste caso em particular, do diagnóstico precoce do cancro da mama”, refere Esperança da Costa na mensagem.

A Vice-Presidente da República exorta as mulheres a realizarem de modo regular ao diagnóstico precoce, e sublinha que a importância de desenvolver permanentemente um conjunto de acções destinadas a envolver os OAVPR na causa, através do incentivo à realização do autoexame e da mamografia de rastreamento, a título de prevenção.

“A saúde do capital humano é um activo do qual não devemos prescindir. Por essa razão, a prática do diagnóstico precoce deve ser uma rotina incansável, de consciencialização e de reflexão para a vida”, afirma Esperança da Costa.

Previous Execução do OGE permitiu redução da Taxa de mortalidade materna em 74 por cento

Newsletter

Preencha o formulário abaixo e subscreva a nossa Newsletter.

Copyright ©️ 2024 Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República (OAVPR) | Todos os direitos reservados